Como usar o storytelling da marca para se conectar com seu público

1. Compartilhe as histórias de seus clientes

Uma excelente maneira de se conectar com clientes em potencial é mostrar seus clientes atuais (felizes). Deixe as histórias dos clientes brilharem para mostrar ao seu público como eles também podem atingir seus objetivos ou resolver seus problemas. 

Uma abordagem clássica para apresentar seus clientes é usar depoimentos . 

Usamos esse formato para nossos próprios depoimentos, que você pode ver em nosso portfólio .

No entanto, você não precisa se ater a um esboço rígido de perguntas e respostas. 

Vamos usar a Apple para alguns exemplos de narrativa de marca. Seus vídeos “Behind the Mac” mostram como os Macs desempenham um papel importante na vida das pessoas – sem serem muito autopromocionais. Os vídeos se concentram nos usuários de Mac e seus sucessos, não em quão bons são os Macs. 

Em um vídeo, o artista musical FINNEAS conta a história de como ele produz música. E ele por acaso usa seu Mac. 

A Apple também compartilhou um vídeo de estudantes sendo aceitos na faculdade. Que computador eles estão usando quando recebem a carta de aceitação? Um Mac. 

Eu vinculei a esses vídeos na descrição se você quiser verificá-los mais tarde. 

Eles são emocionais. Eles são sentimentais. Eles são relacionáveis. Tudo o que você deseja em uma história de marca. 

Isso me leva ao meu próximo ponto. 

2. Emocione-se

Não tenha medo de fazer seu público sentir todos os sentimentos. 

Você pode mostrar como seu abrigo de animais salva gatos e cachorros de rua usando uma van que eles compraram do seu negócio, ou como um pai ensinou sua filha a jogar beisebol com um de seus bastões. É tão doce. 

Falando em doce, em um simples post no Instagram , Hershey captou o que significa compartilhar um beijo. 

Na foto, você vê uma mão segurando um Hershey’s Kiss, mas se olhar mais de perto, percebe que as duas pessoas na foto estão olhando para um álbum de recortes. Eles estão compartilhando memórias enquanto compartilham um Hershey’s Kiss. Este post evoca os temas de amor e amizade que mencionei anteriormente, tornando-o tão eficaz em chamar a atenção. 

Embora fazer as pessoas chorarem seja sempre uma opção, você também pode fazer as pessoas sorrirem. Talvez até fazê-los rir. 

De acordo com a Universidade da Pensilvânia , um estudo mostrou que as pessoas que recebem notícias sobre política e governo de forma bem-humorada são mais propensas a compartilhá-las. 

Embora você não esteja entregando as notícias diárias, ainda pode incorporar humor à narrativa da sua marca e maximizar a quantidade de vezes que as pessoas compartilham seu conteúdo com outras.

Vejamos o Old Spice como exemplo. Eles usam o humor com bastante frequência para promover sua marca , ao mesmo tempo em que destacam como seus produtos podem ajudar seu público.

A emoção que você escolhe evocar com suas histórias depende muito da sua empresa. Se você é um escritório de advocacia sério, talvez não queira seguir os passos de Old Spice e produzir histórias cômicas. Se você é uma creche, provavelmente pode seguir a rota cômica. 

Conhecer o seu negócio e o que você é é a chave para o aspecto emocional do seu marketing de contar histórias. 

3. Aborde um obstáculo que seu público enfrenta

Quais desafios seu público superará ao escolher seu negócio? 

As pessoas geralmente procuram novos produtos e serviços para resolver problemas, portanto, considere destacar esses problemas e explicar suas soluções. 

Ao falar diretamente com seu público e abordar seus pontos problemáticos, você torna sua empresa mais relacionável. Como sabemos, a capacidade de relacionamento é uma ótima maneira de ganhar a confiança das pessoas. 

Usarei a ferramenta de comunicação Slack como exemplo de empresa que lida com obstáculos. 

Em uma postagem no LinkedIn , o Slack identificou o problema comum no local de trabalho de ter muito o que fazer e pouco tempo para fazê-lo. Em apenas algumas frases, eles destacaram uma experiência comum e compartilharam como podem ajudar. 

O conteúdo do post não é apenas sobre os recursos do Slack. Ele é focado no que o usuário em potencial pode fazer com o Slack. 

E uma grande lição desses exemplos de narrativa de marca é que você não precisa gastar todo o seu orçamento de marketing em um projeto complexo. Com um gráfico simples e a cópia certa, você pode contar uma história que faz as pessoas quererem investir no seu negócio.

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