Visitar os clientes é parte mais importante de uma venda e saber o que fazer é fundamental para garantir uma boa venda.
O fato é que muitos vendedores são pegos desprevenidos por não saberem como reagir a determinado tipo de pergunta, por exemplo: “Por que eu compraria o seu produto, se já utilizo do concorrente?”
Essa e outras perguntas que podem surgir são peças chaves em uma negociação ou apresentação, portanto estar preparado é fundamental para convencer o seu cliente a adquirir seu produto ou serviço.
Pensando nisso, trouxemos um conteúdo que ajudará você a entender melhor como os vendedores de sucesso se comportam nessas horas e como garantir uma boa venda.
Conheça quem você está indo visitar
Se você souber quem está indo visitar, se torna muito fácil preparar um bom discurso de apresentação e aumentar as chances desse potencial cliente comprar o seu produto.
Mas, como você pode descobrir informações sobre pessoas que você ainda não conhece?
A resposta é simples: Pesquisando antes de agir.
Você vai, literalmente, stalkear a vida do seu potencial cliente de modo a entender melhor como ele pensa, por exemplo:
- Onde reside
- Quais são os gostos do potencial cliente
- Quais são os valores
- Qual o perfil de consumidor
Tudo isso pode ser conseguido de duas maneiras:
Formulário preenchido pelo cliente
O primeiro passo é entregar o formulário de forma casual, sem compromisso ou indícios de que as informações serão utilizadas para estudar o perfil do potencial cliente.
Feito isso, você deverá analisar o formulário com calma, afim de identificar como esse cliente se comportaria ao ser apresentado ao seu produto.
Agora basta ir até o cliente com uma apresentação personalizada para ele, com certeza isso irá aumentar consideravelmente as chances de fechar uma venda.
Realizar pesquisas nas redes sociais
Se o seu potencial cliente for uma empresa, visualizar suas páginas nas redes sociais e sites na internet é uma boa maneira de entender como a empresa se comporta.
Mas, lembre-se de que uma empresa não compra nada sem motivo, portanto você precisará convencer o seu potencial cliente que adquirir o produto trará alguma melhoria.
Por exemplo:
- Melhorar a produtividade da empresa
- Aumentar as vendas
- Promover algum tipo de benefício para os colaboradores
Vamos a um exemplo levando em consideração o último caso, promovendo benefícios para os funcionários, onde o produto é TV por assinatura.
“Imagine que sua empresa assine os planos SKY TV. Os funcionários poderão assistir seus programas favoritos durante o intervalo e se sentirão com maior disposição ao voltar ao trabalho.”
Claro que esse é um exemplo curto, você precisará trazer diversas vantagens para convencer seu cliente a comprar o seu produto.
Tenha em mãos seu cartão de visitas
Você já ouviu falar do famoso “vou pensar e depois retorno”? Essa é uma frase muito comum com clientes indecisos.
É muito importante que você tenha em mãos seu cartão de visitas e, se possível, obter o contato do potencial cliente.
Dessa maneira você conseguirá manter contato e agir no momento certo caso seu cliente decida comprar o produto.
Mostre casos que deram certo
Por último, se você conseguir situações que deram certo com outros clientes, poderá usar isso a seu favor.
Lembre-se que o gatilho da prova social é muito poderoso, pois ele faz com que o futuro cliente veja com os próprios olhos que o produto realmente cumpre o que promete.
Conclusão
Agora que você já sabe como se preparar para visitar o seu cliente, já pode começar a aplicar as técnicas mencionadas acima a adquirir mais compradores.
Lembre-se sempre de continuar nos acompanhando, pois estamos sempre trazendo novidades a respeito do mundo das vendas que irão ajudar você a fidelizar novos clientes.
Até mais!