Quando você usa storytelling em seu marketing, você incorpora elementos de uma história em seu conteúdo.
Lembra daquele diagrama triangular que seu professor de inglês desenharia? Vou recriá-lo pelos velhos tempos.
Você começa na parte inferior com sua exposição. Ocorre um evento que leva à ação ascendente. No pico, você tem o clímax onde tudo vem à tona, e então as coisas começam a se encerrar com a ação de queda e a resolução.
Você pode achar que literatura e marketing não combinam, mas garanto que sim. E eles trabalham juntos harmoniosamente.
O marketing de contar histórias não é apenas explicar como sua empresa surgiu ou inventar uma falsa lenda de super-herói para chamar atenção (embora isso seja bem divertido).
É uma tática centrada no público focada em capturar a atenção por meio de narrativa e emoção. Você procura maneiras de se relacionar com seu público, para que eles aprendam a confiar no seu negócio e, eventualmente, venham até você quando precisarem de algo que você oferece.
Quando você apresenta um produto ou serviço usando uma história, você não diz: “Aqui está meu produto ou serviço. É a melhor coisa que já existiu, e você precisa disso.”
Em vez disso, você conta a história de uma pessoa que está frustrada e lutando para superar um desafio. Eles não sabem o que fazer, então quase desistem. Mas quando eles estão prestes a jogar a toalha, eles encontram o seu negócio. Eles ligam para você, você os ajuda, eles alcançam seus objetivos e sua vida muda para sempre.
Esta abordagem não é tudo sobre você e quão grande você é. É sobre como o cliente pode viver sua melhor vida e alcançar seus objetivos porque tomou uma boa decisão e escolheu você.
Por que o storytelling da marca é importante?
Contar histórias é memorável
Um estudo da Universidade de Stanford, citado pela PRSA , nos diz que as pessoas se lembram mais de histórias do que de fatos reais.
Quando as pessoas ouviam discursos curtos que apresentavam três estatísticas e uma história, apenas 5% do público se lembrava de estatísticas, enquanto mais de 60% conseguia lembrar de histórias. Assim, embora os fatos superassem as histórias, as histórias ainda chamavam a atenção das pessoas.
É tão fácil para o seu conteúdo se perder na confusão, então qualquer coisa que você possa fazer para ser lembrado é fundamental para o seu sucesso.
A contação de histórias explora as emoções
De acordo com a USC , uma resposta emocional a um anúncio pode impactar muito a tomada de decisão de um cliente. As estatísticas da USC confirmam isso mostrando que 31% das campanhas publicitárias com conteúdo emocional tiveram um bom desempenho, em comparação com apenas 16% dos anúncios com conteúdo racional.
Os temas emocionais de melhor desempenho , de acordo com a USC, incluem: orgulho, amor, realização, empatia, amizades, solidão e memórias.
Contar histórias torna sua marca relacionável
Se as pessoas se identificarem com as histórias que você conta e com sua identidade, elas se sentirão mais à vontade para ouvi-lo, confiar em você e, no caso de uma empresa, comprar de você. Este conceito de identidade compartilhada do Dr. Robert Cialdini vem de algo conhecido como o Princípio da Unidade .
Então, basicamente, se você quiser melhorar suas campanhas de marketing, adicione elementos de narrativa. Vou dar alguns exemplos de como você pode fazer isso a seguir.