O que é storytelling de marca?

O que é storytelling de marca?

Quando você usa storytelling em seu marketing, você incorpora elementos de uma história em seu conteúdo. 

Lembra daquele diagrama triangular que seu professor de inglês desenharia? Vou recriá-lo pelos velhos tempos. 

Você começa na parte inferior com sua exposição. Ocorre um evento que leva à ação ascendente. No pico, você tem o clímax onde tudo vem à tona, e então as coisas começam a se encerrar com a ação de queda e a resolução. 

Você pode achar que literatura e marketing não combinam, mas garanto que sim. E eles trabalham juntos harmoniosamente. 

O marketing de contar histórias não é apenas explicar como sua empresa surgiu ou inventar uma falsa lenda de super-herói para chamar atenção (embora isso seja bem divertido). 

É uma tática centrada no público focada em capturar a atenção por meio de narrativa e emoção. Você procura maneiras de se relacionar com seu público, para que eles aprendam a confiar no seu negócio e, eventualmente, venham até você quando precisarem de algo que você oferece. 

Quando você apresenta um produto ou serviço usando uma história, você não diz: “Aqui está meu produto ou serviço. É a melhor coisa que já existiu, e você precisa disso.” 

Em vez disso, você conta a história de uma pessoa que está frustrada e lutando para superar um desafio. Eles não sabem o que fazer, então quase desistem. Mas quando eles estão prestes a jogar a toalha, eles encontram o seu negócio. Eles ligam para você, você os ajuda, eles alcançam seus objetivos e sua vida muda para sempre. 

Esta abordagem não é tudo sobre você e quão grande você é. É sobre como o cliente pode viver sua melhor vida e alcançar seus objetivos porque tomou uma boa decisão e escolheu você. 

Por que o storytelling da marca é importante?

Contar histórias é memorável

Um estudo da Universidade de Stanford, citado pela PRSA , nos diz que as pessoas se lembram mais de histórias do que de fatos reais. 

Quando as pessoas ouviam discursos curtos que apresentavam três estatísticas e uma história, apenas 5% do público se lembrava de estatísticas, enquanto mais de 60% conseguia lembrar de histórias. Assim, embora os fatos superassem as histórias, as histórias ainda chamavam a atenção das pessoas.

É tão fácil para o seu conteúdo se perder na confusão, então qualquer coisa que você possa fazer para ser lembrado é fundamental para o seu sucesso. 

A contação de histórias explora as emoções

De acordo com a USC , uma resposta emocional a um anúncio pode impactar muito a tomada de decisão de um cliente. As estatísticas da USC confirmam isso mostrando que 31% das campanhas publicitárias com conteúdo emocional tiveram um bom desempenho, em comparação com apenas 16% dos anúncios com conteúdo racional.  

Os temas emocionais de melhor desempenho , de acordo com a USC, incluem: orgulho, amor, realização, empatia, amizades, solidão e memórias.

Contar histórias torna sua marca relacionável

Se as pessoas se identificarem com as histórias que você conta e com sua identidade, elas se sentirão mais à vontade para ouvi-lo, confiar em você e, no caso de uma empresa, comprar de você. Este conceito de identidade compartilhada do Dr. Robert Cialdini vem de algo conhecido como o Princípio da Unidade . 

Então, basicamente, se você quiser melhorar suas campanhas de marketing, adicione elementos de narrativa. Vou dar alguns exemplos de como você pode fazer isso a seguir.

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