Você já deve ter ouvido falar de LTV e CAC, mas o que são?
O Lifetime Value (LTV) é o valor de um cliente ao longo do tempo de seu relacionamento com sua empresa. Essa métrica prevê quanto vale esse cliente ou cliente, com base em quanto tempo eles provavelmente ficarão com sua empresa ou comprarão continuamente de você.
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o valor que você gasta para obter clientes.
Esse valor representa todo o dinheiro que você gasta em marketing, sua equipe de vendas e muito mais.
Fórmula LTV CAC: Como calcular sua relação LTV/CAC
Agora que você sabe a importância da relação LTV/CAC, é hora de calcular sua relação para descobrir se ela é boa. Calcular sua proporção requer seguir esta fórmula simples de LTV CAC:
Valor Vitalício / Custo de Aquisição do Cliente = Razão LTV/CAC
Se você deseja encontrar seu benchmark LTV CAC, é tão simples quanto pegar seu valor de vida útil e dividi-lo pelo seu custo de aquisição de clientes.
Não sabe como calcular o valor da vida útil ou o custo de aquisição de clientes?
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O que é uma boa relação LTV para CAC?
Então, qual é uma boa relação LTV para CAC? Há uma área estreita em que você deseja que sua empresa caia em termos de equilíbrio de marketing e obtenção de clientes valiosos suficientes.
O benchmark LTV CAC é 3:1. Essa proporção é um bom alvo porque indica que você está gastando o suficiente em marketing para adquirir clientes e esses clientes agregam valor substancial e constante.
Se sua proporção for menor que o benchmark LTV CAC, como 1:1, você está perdendo mais dinheiro do que está adquirindo dos clientes. Isso indica que seus custos de marketing são altos, mas o valor da vida útil de seus clientes é muito baixo.
Se sua proporção for 3:1 ou 4:1, você está em um bom lugar. Este benchmark LTV CAC é onde você quer estar porque indica que seu marketing e valor do cliente alcançaram o equilíbrio.
Agora, se sua relação LTV/CAC for 5:1 ou superior, você não está gastando o suficiente em marketing.
Você pode estar pensando: “Bem, isso não significa que estou conseguindo clientes de alto valor sem gastar muito em marketing?”
Até certo ponto, sim. Mais ainda, esse número indica que você está perdendo oportunidades de adquirir clientes mais rapidamente. Isso significa que suas vendas e marketing estão lutando para acompanhar o crescimento, o que pode acabar prejudicando seus negócios a longo prazo.
O equilíbrio é fundamental, e é por isso que o benchmark LTV CAC de 3:1 é um alvo perfeito para a harmonia entre seu CAC e LTV.
Por que você precisa olhar para a relação LTV/CAC?
Ao analisar o LTV e o CAC, você pode se perguntar por que precisa monitorar essas duas métricas juntas. O LTV e o CAC são importantes para entender se você está obtendo retorno sobre o dinheiro gasto para adquirir clientes.
O rastreamento da relação LTV/CAC permite que você veja se está gastando muito para comercializar para os clientes.
Por exemplo, você pode gastar pouco para comercializar para um cliente para que ele converta.
Quando eles convertem, você descobre que o LTV deles é de apenas poucos dólares. Isso significa que a obtenção do cliente não compensará todo o dinheiro que você gasta para comercializar para eles.
Acompanhar sua relação LTV/CAC ajuda você a ter uma ideia de quanto está gastando em comparação com o quanto está recebendo em troca, para que possa ajustar suas táticas de marketing de acordo.