Como é realmente o uso da automação de marketing nas operações diárias de uma empresa?
Aqui estão alguns dos usos mais comuns da automação de marketing.
Envie e-mails e gerencie campanhas de e-mail
O marketing por e-mail é um dos canais mais comuns nos quais os profissionais de marketing usam a automação. Você pode agendar e-mails com antecedência, coletar dados sobre assinantes e segmentar suas listas de assinantes . Você pode até definir gatilhos para enviar e-mails quando ocorrerem determinados eventos, como um usuário abandonando o carrinho de compras .
Com campanhas de gotejamento , você pode enviar e-mails específicos para determinados grupos de usuários seguindo uma programação para movê-los para a conversão. Por exemplo, para usuários que solicitaram uma avaliação gratuita do software que você vende, você pode enviar e-mails periódicos informando-os sobre o software e incentivando-os a fazer uma compra.
Agendar postagens nas redes sociais
Outro exemplo comum de automação de marketing é agendar postagens de mídia social com antecedência. Essa abordagem permite que você agende várias postagens de uma só vez, em vez de fazer login toda vez que quiser postar, economizando tempo.
Personalizar conteúdo
Usando a personalização , você pode ajustar automaticamente o conteúdo de marketing, como anúncios, conteúdo do site e e-mails, para corresponder às preferências, interesses e posição dos usuários no funil de marketing . Essa personalização leva a uma melhor experiência do usuário e, muitas vezes, a mais conversões.
Faça testes A/B
O teste A/B é outro uso valioso da automação de marketing. Essa abordagem envolve a criação de duas versões de uma página da Web, anúncio ou outro recurso de marketing e exibição de cada versão para um público diferente para ver qual obtém a melhor resposta.
Por exemplo, você pode alterar a imagem do cabeçalho em uma página da Web e ver qual versão da página obtém mais engajamento. As ferramentas de automação de marketing podem dividir automaticamente seu público em grupos, calcular os resultados e mostrar qual versão teve melhor desempenho no teste.
Acompanhe o desempenho de marketing
As ferramentas de automação de marketing podem gerar automaticamente relatórios sobre suas campanhas de marketing , facilitando o acompanhamento de seu desempenho de marketing e ROI.
Acompanhe as jornadas dos compradores online
A coleta automática de dados de marketing pode ajudar você a descobrir tendências relacionadas às jornadas de seus compradores , permitindo que você melhore suas campanhas. Por exemplo, se você observar que um determinado grupo demográfico de usuários interage mais com anúncios, poderá exibir mais anúncios a esses usuários.
Pontuação de leads
A automação de marketing pode ajudá-lo a pontuar leads automaticamente usando os dados coletados.
A automação ajuda você a decidir mais rapidamente quais leads buscar e transformar em clientes.
Melhorar a experiência do usuário do site
Da mesma forma, você pode analisar dados sobre como as pessoas usam seu site e descobrir maneiras de melhorá-lo. Por exemplo, se os usuários saem com frequência de sua página de checkout, talvez seja necessário avaliar essa página e avaliar o que está fazendo com que os usuários saiam.